Como plantar Acerola / Cerejas

Como plantar Acerola / Cerejas

Como plantar Acerola / Cerejas
4.5 (90%) 2 votes

A acerola é um dos frutos mais saborosos do mundo! Ela é também conhecida como cereja, em Portugal, e tem uma fama enorme, tanto em Portugal como no Brasil.

Para infelicidade de muitas pessoas esta fruta apenas está disponível cerca de 1 mês por ano, que é quando a aceroleira dá fruto, por volta do mês de Abril até Junho, no máximo.

A sua produção não é muito difícil, mas isso também vai depender do tipo de acerola que escolhermos, pois existem diversos tipos que suportam temperaturas diferentes, solos diferentes, que dão cerejas de tamanho maior, maior resistência.. etc.

acerolaazerolacerejeira-do-parácerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas (Malpighia emarginata) é um arbusto da família das malpighiáceas. O fruto se dá numa árvore chamada Aceroleira. Tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.

DE: Wikipedia – Acerola

Agora que já tem tudo esclarecido acerca das maravilhosas cerejas vamos prosseguir com o nosso artigo?

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar acerola / cereja

cultivar acerola / cereja

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes.

Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Adubação;
  • Colheita.

Como plantar Acerola / Cereja

acerola ou cereja

Vamos explicar cada um dos pontos acima, servem para as pessoas que querem colocar apenas uma Cerdeira no nosso quintal ou para quem pretende produzir em massa para vender, por isso esteja atento/a a todos os detalhes.

Clima

Um clima favorável é extremamente importante para uma boa plantação de acerola, por isso terá de ver se tem mesmo um clima que lhe permita a plantação deste fruto.

As temperaturas recomendadas pelos nossos agricultores são de 14ºC a 30ºC, se tiver assim uma temperatura é quase certo que terá uma plantação de cereja de sucesso.

Ambiente

Ambiente húmido, com precipitação distribuída durante o ano e algum sol também é fundamental.

Terá de regar a árvore pelo menos 2 vezes por semana caso não exista chuva, isto porque ela para produzir os melhores frutos terá de estar bem hidratada, e se não existir chuva para o fazer terá de ser você a fazê-lo, mas nada que um bom sistema de rega automático não consiga realizar sem qualquer tipo de trabalho da sua parte.

Uma boa exposição ao sol também é fundamental, principalmente na altura da primavera que é quando as flores começam a nascer!

Ventos não muito fortes… Isto porque caso existam tempestades no local, os ventos fortes vão arrancar toda a flor das suas árvores e não nascem qualquer tipo de cerejas da plantação.

Solo

Antes de mais deixe-me referenciar que deve manter o solo minimamente húmido, bem adubado e com poucas obstruções, ou seja, sem ramos partidos, vestígios de outras plantas (principalmente raízes), pedras e/ou outros objetos que entrem em conflito com o crescimento da sua árvore.

Espaçamento

O espaçamento apenas é aplicável caso esteja interessado em plantar a cereja em grande escala. Siga as regras do espaçamento que são de 4,5 Metros de largura Vs 4,5 Metros.

Sendo assim cada árvore deve estar distanciada a pelo menos 4,5M das outras, isto para permitir o bom desenvolvimento sem a obstrução do terreno.

Adubação

A adubação recomendamos fazer uma vez por ano. Poderá fazer na hora que planta a acerola e também entre o mês de Janeiro e Fevereiro.

Um solo adubado também é essencial para a produção desta fruta, seja ela para venda e exportação como para uso pessoal.

Recomendamos que “jogue” também com a polinização, ou seja, planta árvores de diversas espécies diferentes no mesmo local, isto porque as abelhas vão fazer o seu trabalho de polinização, fazendo com que a sua plantação cresça automaticamente e de forma extremamente natural.

Colheita

Caso os frutos sejam para exportar deve-se manter a uma temperatura inferior a -15ºC para que o fruto consiga se aguentar sem apodrecer e sem perder todos os seus nutrientes.

Caso seja para consumo próprio poderá ir tirando à medida que vai comendo, mas lembramos que a cereja apenas está disponível de 1 a 2 meses, por isso caso seja para consumo próprio e não consiga comer todas elas faça a colheita e congele.

Conclusão…

Agora que já sabe como plantar acerola resta-lhe colocar mãos à obra e preparar o seu terreno para a sua própria plantação.

Existem vários plantios de acerola de sucesso e o seu pode ser um deles, basta algum esforço e dedicação às nossas árvores para que elas produzam como nunca pensou!

Um aviso final que gostamos de fazer é relativamente às infestações e pragas, sulfate sempre que possível as árvores, não deixe nenhuma praga lhes pegar caso contrário a sua platinarão será um fracasso.

Qualquer dúvida ou comentário não hesite em deixar abaixo, teremos o maior gosto em lhe responder e com a maior brevidade possível.

Boa sorte com o seu novo projeto, abraço! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *