Como Plantar Abacaxi

Como Plantar Abacaxi
4.6 (92%) 5 votes

Sabe como plantar abacaxi sem grande esforço? Vamos mostrar tudo neste artigo!

Gostamos de ensinar a cultivar diversos tipos de frutos e normalmente gostamos de ensinar com aqueles que mais usamos e que a maior preço estão no super mercado, tal como o abacaxi, ou ananás em Portugal.

O abacaxi é extremamente saboroso, mas também é bastante caro, e este é um dos principais motivos que leva as pessoas a cultivarem este fruto na sua própria casa.

Este artigo vai ensinar a plantar abacaxi usando a coroa, isto porque acreditamos ser o método mais simples e rápido, e assim qualquer pessoa o consegue fazer pois basta comprar 1 ou 2 no mercado e retirar-lhe a coroa, nem sequer é preciso desperdiçar o fruto pois ninguém come a coroa! 😀

Sem mais demoras vamos avançar…


Informações relativas ao abacaxi / ananás

O abacaxi, em Portugal também conhecido como ananás, é uma infrutescência tropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas da subfamília Bromelioideae. Wikipédia

Uma das principais características desta fruta é ter na sua composição uma alta quantidade de Vitamina A e antioxidantes.

Estes dois compostos ajudam de forma muito eficaz contra o envelhecimento.

Para além disso ela ajuda a perder peso, alivia dores musculares após treinos muito intensos, melhora a pele e o cabelo, ajuda a ganhar massa muscular e muito mais!

Podia estar todo o dia a enumerar os seus benefícios, mas não foi isso que o trouxe aqui por isso vamos prosseguir e ver como plantar ananás na sua própria casa.


Como plantar abacaxi usando a coroa

Decidimos ensinar de forma mais simples e prática que os outros blogs. Eles descarregam uma série de informações que não tem qualquer utilidade para cima de si e chegam ao fim sem lhe ensinar a como cultivar.

Vamos mostrar os detalhes passo a passo acompanhados de imagens para que não lhe falte nada.

Vamos prosseguir então para o passo 1.

Primeiro passo: Cortar o abacaxi na coroa

plantar ananás
Cortar o abacaxi na coroa

Aprender a como plantar abacaxi é bastante simples.

O primeiro passo é cortar o abacaxi pela coroa, deixando ainda um pouco de polpa para que seja mais fácil se desenvolver.

Vamos ensinar um pequeno truque que não vai aprender em mais lado nenhum!

O segredo de como plantar abacaxi com sucesso é deixar a coroa ao sol durante 30 dias, nem mais nem menos. Isso vai fazer com que ela fique seca, secando também a polpa que você deixou.

Após esse prazo de 30 dias pode cortar a polpa, ficando como na imagem abaixo:

cultivar ananás
Cortar a polpa

O primeiro passo está feito! Bem simples, mas não é em qualquer local que aprende isto, o nosso blog esforça-se para lhe passar as melhores dicas! 🙂

Atenção: Antes de plantar a coroa do abacaxi certifique-se que ela não tem nenhum tipo de “praga”, ou seja, bichinhos que estão comendo o fruto.

Se tiver descarte-a de imediato.

As mais comuns são uma espécie de larvas bem parecidas com minhocas.

Segundo passo: Escolha o terreno

Agora que já tem a cabeça do abacaxi pronta a plantar apenas precisa escolher o terreno adequado para ela.

A vantagem deste cultivo é que ele pode ser feito em qualquer local, qualquer tipo de terra serve para que ele se desenvolva de forma eficaz.

Recomendamos apenas que escolha um local com alguma exposição ao sol, isso vai facilitar de forma radical o desenvolvimento do abacaxi.

Se possível adube a terra.

Poderá plantar em vaso ou no seu quintal. Caso opte por vasos escolha uns de tamanho considerável para a fruta ter espaço para se desenvolver e crescer livremente.

Terceiro passo: Vamos plantar!

Plantar abacaxi
Vamos plantar

Agora basta abrir um pequeno buraco na terra e plantar o abacaxi! Cubra-o com terra, cerca de 3 a 7 centimetros de terra será o suficiente.

Se for possível escolha um terreno adubado, poderá utilizar esterco de animais para o fazer, tal como fezes de vaca, ovelhas, porcos, galinhas e outros animais.

Caso não tenha animas poderá comprar adubo já feito.

A coroa acima está um pouco danificada, mas não ligue a isso, ocorreu devido a uma infestação de formigas cortadeiras

Quarto passo: Regar todos os dias e verificar o desenvolvimento!

Temos imagens do progresso da nossa plantação para que possa ver como ele vai ficar com o tempo.

Lembre-se de regar todos os dias, mas também não mantenha a terra constantemente encharcada de água.

Após 1 mês terá um abacaxi tal como os da image abaixo (foram plantados através da coroa também):

Cultivar abacaxi
Abacaxi com 1 mês

Como pode verificar a cabeça já se desenvolveu e já conseguir se agarrar bem à terra.

Esse será o aspeto após mais ou menos 1 mês. Em determinados casos o processo de crescimento e desenvolvimento podem demorar mais ou menos dependendo de vários fatores que nem sempre conseguimos controlar totalmente.

Após 1 mês e meio a 2 meses e meio terá um aspeto tal como o da imagem abaixo:

Abacaxi com 2 meses
Abacaxi com 2 meses

Com cerca de 1 mês e meio a 2 meses e meio o seu abacaxi ficará com um aspeto igual ao da foto acima.

O crescimento é bem rápido!


Quando dará fruta?

Após o último passo visto acima apenas lhe resta esperar!

A “árvore” do ananás poderá demorar entre 1 ano a 1 ano e meio até dar o seu fruto. Para que este processo seja mais rápido não se esqueça de colocar adubo de cálcio para condicionar o solo.

Uma informação importante que me esqueci de referir é que o espaçamento entre cada planta deve ser de no mínimo 30 centímetros, caso seja em vaso tem de ter preferência por tamanhos de pelo menos 30CM vs 3CM.

Esta é uma plantação extremamente fácil que qualquer pessoa consegue fazer na sua casa. Tentamos manter o tutorial o mais simples e prático possível, esperamos que tenha sido do seu agrado!


Vídeo extra: Como plantar ananás

Para facilitar todo o processo queremos deixar um link de um vídeo do youtube muito importante, onde mostra todo este passo a passo em vídeo.

Tal como fizemos com o artigo de como plantar manga, as imagens deste tutorial foram retiradas de um vídeo do Youtube, por isso vamos lhe dar os devidos créditos e publicar aqui em baixo que até lhe pode facilitar o trabalho de cultivar o abacaxi.

E então, já sabe como plantar abacaxi na sua própria casa? Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado!

Também interessante:

<< voltar para Como Plantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *